Importantes iniciativas marcam os primeiros seis meses da parceria entre NEAD e ANAHP

Após termo de cooperação assinado em novembro passado, quando as entidades reafirmaram estar empenhadas na qualidade e sustentabilidade da saúde suplementar no país, NEAD e ANAHP definiram uma agenda conjunta, com objetivos comuns – compartilhar conhecimentos, experiências e ajudar o mercado a implantar melhores práticas de assistência –, que já dá seus primeiros frutos.

Treinamento interno do NEAD na ANAHPPassados seis meses, já é possível contabilizar os resultados da parceria em prol da Atenção Domiciliar à saúde: treinamento interno do Novo Escore, workshop exclusivo para associados sobre Desospitalização e, agora, o lançamento de um formulário de pedido médico para garantir a transição e continuidade do cuidado do paciente de forma segura.

Novo Escore NEAD

Segundo a ANAHP, a ferramenta atendeu os anseios de seu Grupo de Trabalho de Home Care, cujas discussões estavam direcionadas para um instrumento de avaliação do paciente e, depois da realização de testes, foi considerada adequada, de fácil preenchimento e passou a ser indicada pela Associação.

Para tirar dúvidas, fazer uma apresentação detalhada e dar orientações quanto à utilização do Novo Escore, a equipe do NEAD ministrou um treinamento interno na ANAHP, no mês de março, contando com representantes de seu Grupo de Estudos e, também, da diretoria.

 

Workshop ANAHP

Do Hospital para Casa: Garantindo a Transição Segura” foi o tema do workshop realizado no dia 9 de maio, exclusivo para associados das duas entidades, que contou com a presença de mais de 60 pessoas no auditório da ANAHP, além de outras 40 que acompanharam de forma online.

A programação foi composta por quatro painéis, sendo os dois primeiros moderados pela Dra. Flávia Camargo, coordenadora do GT Home Care ANAHP, e os demais pelo vice-presidente do NEAD, Dr. Leonardo Zimmerman.

O primeiro painel, Gerenciamento de Longa Permanência e Gestão do Leito Hospitalar, contou com as apresentações do Dr. Luiz Soares, gestor médico do Hospital São Rafael, e de Vivian Oliveira, enfermeira da Comissão de Longa Permanência do Hospital Nipo Brasileiro, respectivamente. Na sequência, Patrícia Silveira Rodrigues, enfermeira sênior de Gestão de Risco do Hospital Israelita Albert Einstein e o Dr. Carlos Eduardo Sampaio, coordenador médico de Atenção Domiciliar do Hospital Vera Cruz, estiveram no painel sobre Atenção Domiciliar: quando e como indicar.

Isabel Dias, Sergio Candio, Leonardo Zimmerman, Lourdes Ferreira, Vivian Oliveira, Flávia Camargo, Ari Bolonhezi, Luís Cláudio marrochi e Maria Ferreira Passo.O tema do terceiro painel, Avaliação para Continuidade do Cuidado no Domicílio – Experiência da Tabela NEAD, foi abordado pelo presidente Dr. Luís Cláudio Marrochi, por Isabel Dias, representante do Grupo de Estudos e, ainda, por Lourdes Ferreira, enfermeira do Gerenciamento de Leitos do Hospital do Coração (HCor), que compartilhou a experiência da instituição na utilização do novo escore.

Com a tabela NEAD, conseguimos conciliar os interesses de todos os envolvidos no processo de alta”, afirmou a enfermeira do HCor. Clique aqui para ver a avaliação da Enf. Lourdes.

Por fim, a Dra. Maria Ferreira Passo, gerente da unidade de Atenção Domiciliar da SOS Vida, e Vagner dos Anjos Araújo, coordenador de Educação Continuada da Pronep, apresentaram o tema Atenção Domiciliar: Fatores Críticos de Sucesso.

 

Relatório Médico para Desospitalização

Prosseguindo com o trabalho conjunto e solidificando cada vez mais a parceria, agora, NEAD e ANAHP lançam uma proposta de relatório médico para desospitalização, que visa garantir a transição segura e auxiliar as equipes Médica e de Atenção Domiciliar.

Com o propósito de integrar informações clínicas e auxiliar a equipe médica na tomada de decisão para continuidade do cuidado do paciente após a alta hospitalar, o documento foi desenvolvido pelos grupos de trabalho das duas entidades e o lançamento ocorre após uma série de reuniões, debates e revisões.

O relatório médico para desospitalização NEAD/ANAHP considera as diversas modalidades disponíveis para suporte ao paciente em seu domicílio e o download pode ser feito aqui