NEAD lança nova Tabela de Avaliação para Planejamento de Atenção Domiciliar

Mário William, estatístico.Ponto alto da programação do 2º Evento de Educação Continuada, a apresentação do Novo Escore de Avaliação NEAD é resultado do trabalho iniciado em julho de 2015 pelo Grupo de Estudos da entidade, que conta com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas e gestores, sob a coordenação do vice-presidente, Dr. Leonardo Zimmerman.

Depois da revisão do instrumento pelos profissionais do Grupo de Estudos, o trabalho contemplou duas etapas de testes. Na primeira, com 300 beneficiários de Atenção Domiciliar e, na segunda etapa, em uma amostra com mais 400 pacientes e, então, todos os resultados foram analisados por um estatístico, Sr. Mário William, da SIGMA Consultoria, que apresentou a “Base Metodológica”, na última mesa-redonda do evento do dia 9 de novembro.

Isabel Dias, do Grupo de Estudos NEAD.Segundo ele, o objetivo do estudo estatístico foi elaborar uma nova tabela, que adequasse o PAD do paciente à realidade atual do setor, mais conservadora na oferta de recursos assistenciais. Para que os presentes pudessem acompanhar o processo até o resultado final, explicou o que é uma hipótese estatística, falou sobre o tamanho da amostra, nível de confiança e margem de erro, mostrou a correspondência entre o escore antigo e o novo e, por fim, os testes de hipóteses e resultados.


A “Estrutura da Tabela” foi apresentada por Isabel Dias Vitor Alves da Silva, supervisora da equipe multiprofissional da ProCare Saúde e membro do Grupo de Estudos NEAD. Ela falou sobre a necessidade de modernização, a mudança do perfil, as dúvidas operacionais e metodológicas, o apoio decisório jurídico e estratégico, enaltecendo a consolidação do NEAD. Além disso, discorreu sobre a pontuação final e a classificação do paciente.

Para ilustrar as apresentações e promover a interação com a plateia, o Novo Escore foi distribuído e a Isabel chamou mais três componentes do Grupo de Estudos – as enfermeiras Cátia Paiva, Flávia Canuto e Grace Braga – para apresentação de Estudos de Casos.

Diretoria do NEAD se junta ao Grupo de Estudos para responder perguntas dos participantes.Ao final, a quantidade de perguntas da audiência deixou a diretoria do NEAD impressionada e, infelizmente, o tempo não permitiu que todas fossem respondidas. “Reiteramos que a entidade está disposta e precisa ajudar a encontrar respostas para tantas perguntas”, disse o Dr. Sergio Candio.

Para esta newsletter, o Dr. Leonardo Zimmerman acrescentou a informação de que as respostas serão contempladas pelo Fascículo II do Caderno de Boas Práticas NEAD, cujo lançamento acontecerá em breve e avaliou: “O NEAD mostrou que está pronto para responder a essa demanda antiga do mercado, que é a revisão do escore e conseguiu promover uma discussão extensiva com a plateia, durante o nosso evento”.

Muito felizes com o resultado do trabalho, os membros do Grupo de Estudos informam que não têm a pretensão de que o escore apresentado seja definitivo e que estão cientes da necessidade de revisões periódicas, garantindo que esse é um compromisso assumido pelo NEAD.

Ainda não conhece o Novo Escore? Acesse www.neadsaude.org.br e confira!

Encerramento

No encerramento do 2º Evento de Educação Continuada, em seus agradecimentos, o presidente do NEAD, Dr. Luís Cláudio Marrochi, enalteceu mais uma vez a presença de pessoas vindas de várias partes do Brasil, compartilhando com a plateia uma ilustração que demonstrava essa representatividade. “A intenção é que esses eventos não fiquem somente em São Paulo, mas que sejam feitos pelo Brasil, porque essa é a ideia do NEAD, a expansão”, complementou.




Para concluir, reproduziu uma mensagem do professor Bernard Crump, responsável pelo curso da Universidade de Oxford que frequentou no último mês de julho, sobre os grandes males da saúde: “O mundo não é saudável principalmente pela miséria, a falta de informação como um todo, um grande leque de doenças e pelo que chamou de ociosidade, um grande tormento para a humanidade”.

Projetando uma foto do anfiteatro cheio, reafirmou que o evento era motivo de grande orgulho, agradecendo e parabenizando o Dr. Leonardo Zimmerman, como principal motivador.