Primeira edição do CONSAD reuniu conteúdo científico e exposição


Realizado pelas empresas Bom Cuidar e Consulting, o primeiro Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar, CONSAD, ocorreu nos dias 14 e 15 de julho, na cidade de Salvador e reuniu profissionais e empresas que atuam em home care, hospitais, operadoras de saúde, clínicas, laboratórios, indústria farmacêutica, tecnologia e sistemas de informação.

Além da programação científica organizada em trilhas de informações assistenciais e de gestão, os participantes puderam conferir a exposição de trabalhos científicos e de cases de sucesso, o Museu com a história da Atenção Domiciliar no Brasil e a Expo CONSAD 2016, com produtos médicos, farmacêuticos, hospitalares e para assistência em domicílio.


Dr. Leonardo Salgado, diretor NEAD-NE.
Para o diretor regional do NEAD Nordeste, Dr. Leonardo Salgado, o modelo em que o congresso foi montado foi muito interessante. “Englobou três trilhas acontecendo simultaneamente: uma delas com foco exclusivo em questões técnicas e duas outras com foco em mercado, judicialização, modelos de atendimento e possibilidade de integração da Atenção Domiciliar a demandas tanto da iniciativa privada, como do SUS. Ficou muito claro, nas palestras e debates, a possibilidade da iniciativa privada vir a trabalhar com a modalidade pelo SUS, em um futuro próximo, através das PPP´s. Outro ponto valioso foram as discussões jurídicas, mostrando a necessidade do modelo cooperativista para a demanda flutuante de técnicos de enfermagem. Importante registrar a presença de um grande número de operadoras, hospitais e profissionais do SUS, que trabalham diretamente com Atenção Domiciliar. O CONSAD 2016 realmente foi um grande fórum de discussão, com o debate do presente e do futuro da Atenção Domiciliar”, analisou.

Dra. Valéria Girard, ProCare.
A superintendente técnica da ProCare Saúde, Dra. Valéria Girard, considerou a iniciativa muita boa, um evento que estava faltando à Atenção Domiciliar e que estimulou o convívio e a troca de conhecimentos e experiências. Segundo ela, o programa apresentado foi interessante e agregou profissionais de grande relevância. “Destacaria a palestra da Dra. Ana Tereza Rocha, médica, que discutiu a questão da profilaxia sem fim de TVP nos pacientes acamados, além de ter sido noticiado que, em breve, teremos alguma diretriz das sociedades médicas para os pacientes clínicos com esse perfil. Tivemos também uma mesa espetacular sobre Judicialização na Saúde, com a presença de advogados e de um juiz de direito, quando abordaram de forma ampla esse problema do dia a dia da Atenção Domiciliar”, salientou.

Silvana Pitorelli Viana, da Home Doctor.
A nutricionista da Home Doctor, Silva Pitorelli Viana, também foi uma das congressistas e ressaltou a troca de experiências entre os participantes de diversas localidades. “Um dos diferenciais do congresso foi a dinâmica das apresentações, alternando profissionais de diferentes naturalidades e instituições, de forma que pudemos identificar claramente as diferenças no âmbito da Atenção Domiciliar de um estado para o outro e quanto ainda temos que caminhar para consolidar tudo aquilo que já é exercitado com êxito. As tecnologias e inovações voltadas à área foram expostas durante todo evento, com modelos de materiais, equipamentos e até amostras de padrões bastante realistas desde o início dessa modalidade de atendimento até a atualidade”, comentou.


O evento contou com o apoio institucional do NEAD e, a convite da organização, o presidente da entidade, Dr. Luís Cláudio Marrochi, também presidiu essa primeira edição. “O CONSAD foi um evento singular, no sentido da reunião dos diversos stakeholders do mercado de Atenção Domiciliar. Senti e observei os participantes satisfeitos com a temática e com as exposições. O objetivo principal foi concretizado, quando discutimos o nosso setor, suas inovações e o futuro que projetamos no curto, médio e longo prazos. A Bom Cuidar e a Consulting merecem os nossos sinceros votos de agradecimento e felicitações pela coragem de realizar um evento desse porte”, avaliou.