NEAD lança primeiro fascículo do Caderno de Boas Práticas

Autores do fascículo ao centro, tendo, à esquerda, o presidente Dr. Luís Cláudio Marrochi e, à direita, o vice-presidente,
Dr. Leonardo Zimmerman.
O NEAD recepcionou convidados em um café da manhã na sede da entidade, no último dia 30 de junho, para o lançamento do Fascículo I do Caderno de Boas Práticas, com o tema “Atualização no Tratamento de Feridas em Atenção Domiciliar”, que tem como autores Cátia Paiva, Cristiano Carvalho, Flávia Canuto, Grace Braga, Isabel Dias, Milena Volpini e Patrícia Barcellos.

A iniciativa faz parte do Projeto de Parceria Educacional, cuja estreia ocorreu com grande sucesso em maio, no Evento de Educação Continuada com o mesmo tema, em São Paulo, e prevê ainda o lançamento da revista NEAD no próximo mês.

Além da diretoria da entidade e dos autores dessa primeira edição, o lançamento reuniu representantes de associadas, de operadoras, de fornecedores e da Medtronic, parceira educacional.

Muito satisfeito com o resultado do trabalho, o vice-presidente do NEAD, Dr. Leonardo Zimmerman, destacou que o lançamento é uma iniciativa pioneira no setor de Atenção Domiciliar, que busca difundir conteúdo técnico e de qualidade, atualizado e sistematizado, de forma clara, prática e em sintonia com a realidade do mercado brasileiro.

Segundo ele, a distribuição do fascículo para o mercado terá início já nos próximos dias.  “Na segunda quinzena de julho, também disponibilizaremos a todas as empresas associadas o acesso, em nosso site, às apresentações feitas pelos especialistas durante o primeiro Evento de Educação Continuada, bem como ao conteúdo deste Caderno de Boas Práticas”, complementou.


Compartilhar Conhecimentos


Grace Braga, Cátia Paiva, Cristiano Carvalho, Flávia Canuto e Isabel Dias.Esse é um dos objetivos do Caderno de Boas Práticas citados por todos os autores presentes no lançamento. A newsletter NEAD conversou com eles para saber mais sobre a participação e elaboração dessa primeira edição.

Com esse Caderno, o NEAD se torna um formador de opinião, começa a criar um molde de protocolos, partindo do conhecimento de vários prestadores e esse conhecimento universalizado e uniforme acaba, depois, servindo como referência para outras empresas e serviços, inclusive de fora de São Paulo. O fascículo é de leitura fácil, acesso rápido, um porto seguro que dá liberdade e segurança para que as empresas que não têm seus protocolos possam começar a andar com as próprias pernas, de forma mais segura. Acho que é o início de uma grande formação de opinião em relação ao home care e, portanto, é um marco extremamente importante. Afinal, um manual de boas práticas gera gestão de recursos, porque as pessoas já irão direto para a melhor conduta”, avaliou o Dr. Cristiano Carvalho, da ProCare.

Hoje, o NEAD está num momento de se aproximar cada vez mais das operadoras de saúde. Além de ter um objetivo muito claro de atingir as empresas de home care, temos também o de compartilhar conhecimento com as operadoras para seguir sempre a mesma linha, a mesma conduta e, assim, ter clareza na definição do caminho em relação a tratamento de lesões ou qualquer outro problema que venhamos a abordar. O evento teve uma importância muito grande nesse sentido, ou seja, mostrar que nós, empresas de Atenção Domiciliar, temos esse objetivo de aproximação e criamos esses manuais, que funcionarão como alinhamento de boas práticas. O nosso maior objetivo, no entanto, é mesmo compartilhar conhecimentos, levar conhecimentos de empresas que estão há mais tempo no mercado, porque quando conseguimos alinhar, independente do tamanho da empresa, conseguimos fortalecer nosso segmento”, acrescentou Flávia Canuto, da Integral Saúde.

Acho muito importante essa troca de experiências já que, aqui no NEAD, conseguimos ver que a realidade do home care é uma só, independente da empresa. Com certeza, os problemas que as empresas grandes têm as pequenas também têm e a ideia é auxiliá-las, principalmente na busca da qualidade assistencial. No caso desse primeiro fascículo, com a atualização de um tema que, hoje, ainda muitas pessoas têm dúvidas, uma vez que o mercado tem apresentado muitas coisas novas e muitas coisas boas se aplicadas corretamente”, disse Cátia Paiva, da Home Doctor.

A força que o NEAD tem como instituição representativa do setor valeu muito para nós. Primeiramente, pela possibilidade de fazer uma revisão bibliográfica do tema, que foi muito importante. A partir daí, para nos fortalecer em termos de boas práticas, para adoção de uma conduta cada vez mais uniforme e, assim, ter mais respaldo tanto perante o prescritor quanto à fonte pagadora, que é um grande objetivo e creio que foi bem atingido”, analisou Isabel Dias, da ProCare.

Essas iniciativas do NEAD são enriquecedoras, porque trazem as operadoras e outras empresas de home care, gerando maior aproximação e, assim, creio que vamos conseguir atingir todos os públicos. A distribuição desse primeiro Caderno de Boas Práticas para as empresas vai tirar muitas dúvidas que existem em relação a curativos e coberturas e as operadoras, cientes da publicação, conseguirão padronizar. Então, o NEAD está dando um passo muito importante”, afirmou Grace Braga, da Saúde Care.


Parceria Educacional


Quatro representantes da Medtronic, parceira educacional, estiveram prestigiando o lançamento do Caderno de Boas Práticas: Andre Grativol Fernandes, gerente de Unidade de Negócio, Alexandre Rocha de Paula, gerente de Vendas, Ana Ligia Rolim Rodrigues e Denise Takahashi, gerentes de Produto.

Segundo eles, um dos pontos principais da missão da empresa é a questão educacional, de compartilhar conhecimento, fazer uma expansão e, ao final, melhorar a atenção ao paciente.

Atendendo nossa solicitação, Andre Grativol fez uma avaliação da parceria:

Para a Medtronic, a parceria está sendo muito boa, principalmente porque, hoje, o NEAD é a organização que lidera o movimento da Atenção Domiciliar, congregando todas as empresas. Nesse contexto, conseguimos cumprir nossa missão que é diminuir a dor, prolongar a vida e restabelecer a saúde.

O NEAD tem sido um grande parceiro para a Medtronic em termos de poder desenvolver esse mercado, ver onde existem pontos em que nossa estrutura e foco fazem a sinergia para levar a área de Atenção Domiciliar para frente.

Temos conseguido vários sucessos! O primeiro foi a nossa participação no evento sobre feridas, culminando agora com o lançamento do primeiro fascículo do Caderno de Boas Práticas. Espero que sejam vários e já estamos, inclusive, discutindo qual será o tema do segundo volume, para ver com o que poderemos colaborar e apoiar mais.

Eu espero que esse seja só o início, porque a Atenção Domiciliar é uma necessidade da saúde no Brasil. Não é uma questão apenas de vontade, mas de necessidade. Temos que fazer esse segmento crescer no país e, na verdade, colaborar para que cresça de forma ordenada, trazendo profissionais bem qualificados. Queremos fazer parte desse momento da Atenção Domiciliar de qualidade, segura para o paciente e esse equilíbrio também integra nossa missão de entregar uma tecnologia com valor justo, ou seja, trazer qualidade através de um bom serviço, com um valor justo, para que o paciente possa recebê-lo.

Espero que, ao longo desse período, mais empresas do segmento também venham agregar e fortalecer essa parceria com o NEAD, vendo a entidade como um parceiro estratégico para o fortalecimento de seus negócios.

Veja mais fotos do lançamento, clicando aqui.