Atuação, resultados iniciais e perspectivas do NEAD Nordeste.

.

Fundada no último mês de dezembro, com as presenças dos presidentes do NEAD, Dr. Luís Cláudio Marrochi, e do SINESAD, Dr. Ari Bolonhezi, a Filial Nordeste iniciou os trabalhos pela Bahia, tem visitas programadas para outros estados e já ampliou o quadro associativo da entidade nacional.

Para trazer as novidades, conversamos com o Dr. Leonardo Salgado, diretor regional:

News – Como está sendo dirigir a primeira filial do NEAD?

Dr. Leonardo – A ideia de criar uma filial do NEAD para a região Nordeste surgiu porque percebíamos que, embora a entidade nacional seja muito atuante no que diz respeito à legislação, à defesa do conceito e valorização da Atenção Domiciliar, não estava conseguindo chegar às regionalidades, aos problemas locais. Então, a ideia era poder ter um pouco mais de força em situações locais e específicas. A filial veio em um momento bom! Estamos conseguindo evoluir nesses objetivos e, principalmente, unir as empresas. Antes do NEAD-NE, a entidade nacional contava com três associadas de Salvador e uma de Feira de Santana. Hoje, já somos seis filiadas aqui da capital e, em breve, passaremos a um total de nove, pois mais três empresas já encaminharam os documentos para análise.

News – Embora ainda muito recente, o que já pode destacar nestes cinco meses de atuação?

Dr. Leonardo – O que percebemos é que as empresas começaram a discutir mais o segmento, conversar um pouco mais, a se enxergar não apenas como concorrentes, mas como parceiros na hora de defender o setor, defender o negócio Atenção Domiciliar. Essa questão conceitual, de entender que o domicílio é um local bom para tratar o paciente que tem esse perfil, está unindo muito as empresas por aqui.

News – Em linhas gerais, já existe um cronograma de atividades do NEAD Nordeste?

Dr. Leonardo – Hoje, a nossa filial já tem reuniões ordinárias mensais, já tem uma estrutura administrativa de apoio e viagens agendadas para outros estados. Quanto às reuniões mensais, já temos um calendário com local definido para o ano todo. Para o segundo semestre, estão programadas duas viagens regionais, para Recife e Aracaju, visando apresentar o NEAD para as empresas de lá. Além disso, fizemos uma programação para que pelo menos dois representantes daqui estejam presentes no NEAD Nacional, a cada dois meses. Ainda falando regionalmente, pretendemos, por exemplo, fazer uma apresentação para empresas e também cooperativas, usando a Cartilha produzida pelo NEAD, que é um excelente material de orientação, ainda pouco conhecido por aqui. O objetivo é que as cooperativas que trabalham com empresas de Atenção Domiciliar tenham conhecimento de como é seguir todas as normas vigentes e ter um funcionamento correto. Quem sabe, no futuro, o NEAD, além de treinar e educar, não possa trabalhar como entidade que ajude inclusive a fiscalizar essas cooperativas? É algo a se pensar e amadurecer.

News – Como avalia a repercussão da abertura da filial?

Dr. Leonardo – O que chegou até nós foi uma repercussão muito boa. Em primeiro lugar, é incrível como ainda existiam empresas que não conheciam o NEAD e estamos conseguindo mostrar o que é a associação e as vantagens de fazer parte dela. Dessa forma, o NEAD Nordeste vem conseguindo difundir a existência e o papel da entidade nacional. Eu percebo que as empresas aqui estão com muita disposição em fazer com que a filial do NEAD dê muito certo.

News – Algo que gostaria de acrescentar quanto ao futuro do NEAD Nordeste?

Dr. Leonardo – Inicialmente, a proposta era fazer o NEAD Bahia, mas foi consenso a preferência por abranger o Nordeste. Assim, pretendemos difundir a entidade por toda região, buscando trazer mais empresas. Pode até ser que, no futuro, o NEAD avance para ter uma filial em cada estado e estou torcendo para isso, mas, enquanto não tem, a filial Nordeste será uma maneira de chegarmos às empresas de home care.

Filial NEAD do Nordeste
Av. Tancredo Neves, 274, Ed. Centro Empresarial Iguatemi, bloco A, sala 825
Caminho das Árvores – Salvador – Bahia - CEP 41820-020
Fone: (71) 3025-4755 - email: neadnordeste@neadsaude.org.br


                                                 Repercussão e Expectativas

Para conhecer a repercussão da inauguração do NEAD-NE, conversamos com representantes de duas associadas da Bahia: Dr. José Luiz Landeiro, da Bahia Home Care, e Dr. Lúcio Couto, da Mederi, que também é Secretário da nova filial. Confira!

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ABERTURA DA FILIAL NORDESTE DO NEAD?


   Dr. José Luiz Landeiro
Dr. José Luiz – A abertura da filial Nordeste é importante para alinhar as ações regionais dos serviços de Atenção Domiciliar (SADs) às ações já conduzidas em nível nacional, dando maior respaldo às nossas ações, segurança jurídica e agregando conhecimentos e informações úteis para todos os membros.

Dr. Lúcio – O NEAD precisava ampliar seus horizontes para além do Sudeste e ganhar força como entidade realmente representativa do segmento de Atenção Domiciliar com abrangência nacional. A filial representa o primeiro passo nesse sentido e deve servir de modelo e “inspiração” para outras regionais.

QUAIS AS EXPECTATIVAS DA SUA EMPRESA QUANTO À ATUAÇÃO DA ENTIDADE?

Dr. José Luiz - Como somos uma empresa do grupo Home Doctor, já tínhamos alguma familiaridade com as ações do NEAD. Tenho grande expectativa na consolidação de regras de boas práticas entre as empresas regionais e maior segurança na contratação das empresas e cooperativas que nos prestam serviços.


   Dr. Lúcio Couto
Dr. Lúcio – A Mederi acredita na união de empresas de um mesmo segmento em prol de interesses comuns, atuando sempre com respeito aos princípios éticos e jurídicos das relações comerciais e empresariais. A Filial Nordeste, desde sua concepção, está afinada com a missão do NEAD e nossas expectativas estão atreladas ao que essa missão se propõe: “difundir o conceito da assistência domiciliar, contribuindo para o fortalecimento do setor, desenvolvendo ações e instrumentos que estabeleçam padrões e critérios mínimos de qualidade, considerando as necessidades de todos os envolvidos no processo: pacientes, prestadores de serviços, operadoras de saúde e profissionais da saúde”.


EMBORA A ABERTURA DA FILIAL SEJA RECENTE, JÁ É POSSÍVEL SENTIR ALGUM MOVIMENTO EM PROL DAS EMPRESAS DA REGIÃO?

Dr. José Luiz – Sim. As empresas já se reuniam para discutir assuntos de relevância em nível local, mas, com a formalização da associação como parte de uma entidade com atuação nacional, já percebemos uma nova motivação e grande interesse e empenho dos membros para darmos seguimento às ações regionais.

Dr. Lúcio – Sim. A partir da atuação da filial, já é perceptível um movimento de adesão de novas empresas da Bahia. Esperamos um crescimento nas adesões da filial, a partir de uma atuação mais incisiva na Regional, agregando empresas de todos os estados do Nordeste. Com isso, o NEAD Nacional fica mais forte e mais produtivo.

QUAIS AS PRINCIPAIS NECESSIDADES DAS EMPRESAS E COMO ACREDITA QUE O NEAD POSSA CONTRIBUIR?

Dr. José Luiz – Conforme minha expectativa descrita anteriormente, a nossa principal necessidade é no avanço da consolidação de regras de boas práticas e maior segurança jurídica na contratação das empresas e cooperativas que nos prestam serviços.

Dr. Lúcio – As empresas do segmento de Atenção Domiciliar precisam compartilhar dados que servem de base para ações conjuntas, seja no âmbito jurídico, seja no científico. A produção científica relacionada a home care é incipiente e pouco validada. O NEAD deve ser a via principal nesse sentido. Deve também ser um interlocutor com toda a sociedade (pacientes, familiares, prestadores de serviço, imprensa, fontes pagadoras) sobre o funcionamento do setor, esclarecendo dúvidas recorrentes e fazendo um trabalho educativo contínuo. Por fim, deve funcionar como balizador das relações das empresas com as fontes pagadoras e, também, com o poder público, quando distorções prejudiciais à qualidade da assistência ou arbitrariedades na relação comercial sejam identificadas.