Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar

Nead

Histórico

Mesmo sendo uma atividade cuja história se confunde com a da própria medicina, a atenção domiciliar em saúde vem sendo resgatada e disseminada por todo mundo, porque adquiriu características modernas e é considerada, hoje, como importante ferramenta de gestão. Por isso, é uma tendência mundial e está presente nas discussões das políticas de saúde pública e privada.

No Brasil, embora os primeiros registros formais sejam da década de 1940, foi a partir de 1990 que houve a expansão contínua da modalidade, que passou a ocupar um papel cada vez mais significativo, aumentando sua representatividade e participação na economia do país. Como consequência desse crescimento, surgiu a necessidade urgente de criar normas e regras para garantir a qualidade dos serviços, sua padronização e correta propagação.

Nesse contexto, em 2003, um grupo de profissionais envolvidos com a prestação de serviços domiciliares em saúde fundou o NEAD – Núcleo Nacional das Empresas de Atenção Domiciliar, para unir não apenas as associadas, como também todas as entidades e colaboradores interessados no fortalecimento e aprimoramento da modalidade.

Com o objetivo de garantir o sucesso do empreendedor, a satisfação do financiador e a confiabilidade do consumidor, o NEAD tem vários desafios, como a construção de indicadores mais precisos e específicos, capacitação profissional e agilidade dos processos, mas, ao longo do tempo, já soma muitas conquistas:

   apresentação de sugestões e propostas para os principais órgãos reguladores, contribuindo com a implementação de importantes medidas e ações para o segmento;
   criação do Grupo de Estudos;
   criação de Tabelas de Indicação e de Manutenção de Internação Domiciliar;
   elaboração de estudos para a criação das Tabelas de Atendimento Domiciliar;
   realização de eventos para discussão de vários temas com as operadoras, fornecedores e associadas;
   promoção de eventos de Educação Continuada;
   participação em eventos nacionais e internacionais de diferentes áreas médicas;
   realização do Censo NEAD 2004/2005 e do Censo NEAD 2013/2014;
   lançamento de um dos primeiros livros oficiais sobre a história do setor etc.
   lançamento do Caderno de Boas Práticas NEAD.


Para conhecer a linha do tempo e saber mais sobre a trajetória da atenção domiciliar em saúde no Brasil e no mundo, clique aqui e acesse o livro “Histórias, Conquistas e Desafios – Um Setor Vital e Humano.


Missão


Difundir o conceito da assistência domiciliar, contribuindo para o fortalecimento do setor, desenvolvendo ações e instrumentos que estabeleçam padrões e critérios mínimos de qualidade, considerando as necessidades de todos os envolvidos no processo: pacientes, prestadores de serviços, operadoras de saúde e profissionais da saúde.



 

Diretoria



Aqui, você poderá conhecer a atual
diretoria da entidade e, também, a composição das gestões anteriores